sexta-feira, 22 de março de 2013

Fazer, Brincar, Imitar - A importância de ter um adulto presente


O ambiente é calmo, materiais estão disponíveis e à altura das mãozinhas curiosas...
Em caixas ou cestinhos encontramos pedras,pauzinhos, sementes, folhas, conchas...presentes que a Natureza nos brinda generosamente e com os quais brincamos, exploramos, inventamos, num faz e desfaz que parece não ter fim...!
Fios, tecidos, papéis também estão ali, aguardando para serem convidados a participar das nossas atividades.
As crianças entretidas brincam em pequenos grupos espalhados pela sala. Noutro algumas delas  estão entrelaçando fios coloridos que lembram longas minhocas, imitando a Professora que também tece sentada numa cadeira bem próxima...

Ter um adulto que realiza tarefas com sentido e satisfação - e junto com os pequenos - é a melhor forma de ensiná-las a ter prazer e alegria nas tarefas mais cotidianas como arrumar, varrer, limpar ou costurar, tecer !

Todos já observamos como as crianças em suas brincadeira imitam o que fazemos (de forma  tão "automática")  no nosso dia-a-dia, ...nossas palavras, a forma como as enunciamos, os gestos...as tarefas que realizamos e como o fazemos !

Nossa ! Quão educativo pode ser (ou não) TUDO o que faço e COMO  faço !!!  O cuidado também com os MATERIAIS que ESCOLHO e UTILIZO... A criança - em especial as pequenas - estão se formando, e são como uma grande esponja que tudo absorve...tudo penetra nelas...os sons, os cheiros, os sabores, as texturas, as temperaturas, as cores,as formas...isso nos indica que este é o momento  de CUIDAR dos SENTIDOS básicos.

Muitos pais nos procuram para que - como educadores waldorf - possamos auxiliá-los em  COMO trazer essa prática para o seu cotidiano, e foi a partir disso que organizamos e estamos oferecendo OFICINAS PRESENCIAIS  para podermos compartilhar de momentos especiais com as crianças , crescendo e aprendendo JUNTOS !
Aqui algumas das propostas que iremos oferecer:


Os 1ºs Encontros irão acontecer em 20 e 27 de Abril ( sábados)  das 14:30 às 17h em nosso ateliê no Campo Belo ( numa travessa tranquila da Av Prof.Vicente Rao, próximo ao Parque do Cordeiro e da Escola W. Rudolf Steiner de SP, em SP Capital.
Maiores informações é só clicar aqui :http://umolharwaldorf.blogspot.com.br/p/encontros-e-oficinas-presenciais.html

Para entrar em contato conosco, ou fazer sua reserva de inscrição envie-nos um e-mail para : tecendohistorias@gmail.com

Estarei aguardando com um delicioso chá e petiscos !
Um abraço, Betty
(as imagens foram retiradas da internet, de vários ambientes Waldorf de todo o mundo)

Nenhum comentário: