terça-feira, 4 de junho de 2013

É de pequeno que se desenvolve o TATO !!! -1ª parte : as ROUPAS !

Pois é ...
Por mais incrível que isso possa parecer o TATO ( sentido ) tem um íntima relação com TATO ( social).
Quando pela 1ª vez ouvi isso numa palestra para Terapeutas na Clínica Tobias ( nos anos 70) fiquei maravilhada e percebi a lógica incrível disso tudo.
Na verdade o tema dessa postagem é uma velha preocupação minha e que a cada ano se torna mais desafiadora...a COMPOSIÇÃO DAS ROUPAS ( em especial as de INVERNO, pois este outono já está bem frio...)  que temos no mercado !!!
(seda)
Muito se fala sobre os BRINQUEDOS e a necessidade de privilegiar aqueles confeccionados com MATERIAIS NATURAIS, mas... e o que VESTIMOS ?!?!
(juta crua)
Aqui em casa somos todos "alérgicos às roupas sintéticas" e sempre cuidei para consultar as etiquetas. Como são vários os materiais utilizados , resolvi saber um pouco mais e descobri coisas incríveis...!
(casulo com fios de seda)
Vocês sabem quais são os tipos de tecidos e as vantagens e desvantagens de cada um deles ?
Todos os tecidos são feitos de fibras e existem basicamente três tipos de fibras: as naturais, as artificiais e as sintéticas.
(algodão)
FIBRAS NATURAIS :  foram as primeiras a serem utilizadas na fabricação de roupas. São derivadas de fontes orgânicas e podem ter três origens :
animal (lã e seda);
mineral (amianto ou asbesto) ;
vegetal (algodão, juta, cânhamo, linho). 

(juta)
Os tecidos de fibras naturais são bem confortáveis, flexíveis, duráveis e resistentes. Além de serem práticos, de toque agradável e deixarem a pele respirar, as fibras naturais não deformam. A desvantagem é que amassam com facilidade e podem desbotar com o tempo.

(linho com flor)
O amianto  apesar de ser natural é utilizado quase que exclusivamente na indústria  devidos às suas propriedades físico-químicas (alta resistência mecânica e às altas temperaturas, incombustibilidade, boa qualidade isolante, durabilidade, flexibilidade, indestrutibilidade, resistente ao ataque de ácidos, álcalis e bactérias, facilidade de ser tecida etc.), abundância na natureza e, principalmente, baixo custo o que levou a ser  largamente utilizado na indústria. Estudos realizados em diversos países  o consideraram extremamente nocivo à saúde - causador de diversos tipos de doenças pulmonares - sendo proibido o seu uso nestes lugares .
(amianto)
Aguardem a continuação no próximo post.
Ficarei feliz com os comentários, vamos continuar essa conversa ? BJs !



Nenhum comentário: