quinta-feira, 18 de abril de 2013

Ritmo...o Adormecer

Falar de Ritmo, de sua importância e presença em nossa Vida parece algo fácil porque comum...corriqueiro...
Mas exatamente por isso é difícil e necessário.
A Vida é Ritmo, uma cadência ...
A Natureza se manifesta em ciclos onde algo se expande enquanto sua contraparte se contrai.E depois tudo se inverte. E o processo se repete...de forma alternada e harmoniosa, mas sempre diversa...única.
Com isso muitas vezes não nos damos conta de sua necessidade, de sua imperialidade.
Saímos do ritmo com tanta facilidade...sempre correndo atrás do tempo "perdido"...e com isso não vemos o quanto perdemos realmente.
Hoje vamos falar do Ritmo no Adormecer...
"O dia seguinte se prepara na noite anterior..."ainda ouço D. Leonore Bertalot nos ensinando no Seminário para Professores Waldorf...
Esta frase tão simples e tão preenchida de conhecimentos sobre a importância do RITMO para a  saúde, a aprendizagem, a harmonia de adultos , mas em especial das crianças !
Isso também nos mostra que as atividades devem acontecer de tal forma que não hajam QUEBRAS...INTERRUPÇÕES...LIMITES DEFINIDOS... fluindo delicadamente como as cores do arco-íris que vão de uma para a outra sem que se perceba onde uma acaba e outra começa.
O entardecer deve trazer o "rallentando"...a desaceleração... a despedida das atividades animadas e divertidas ( ou não) para a entrada em um novo ritmo, mais calmo que nos convida ao relaxamento e ao sono ...
O arrumar o espaço de brincar , pode ser um bom anúncio de que algo novo está para começar...E uma boa forma de fazê-lo é cantando ou "murmurejando uma canção"(caso você não conheça uma canção que possa servir de "convite ao arrumar"). Escolha uma de que goste muito e comece dando o exemplo e arrumando os brinquedos, dobrando as roupar , recolhendo o que está espalhadosempre cantando ou "murmurejando " ( eu brinco com as crianças dizendo que iremos "cantar com o coração" quando murmurejamos uma canção) e de preferência a mesma canção ( isso ajuda a ser o "convite " para a atividade !). Elas certamente a seguirão na atividade, e caso isso não aconteça, incentive-as ( nunca obrigue !) a participar.Agradeça a ajuda, sempre !
Pode ser uma ótima ideia ir para o banho agora, ou jantar ( depende da rotina de cada família).
Novamente começamos a atividade - se for o banho, pegando a roupa de dormir, sempre solicitando a ajuda/participação das crianças e com uma pequena canção que indique às crianças dessa nova atividade. Em seguida o jantar ( que deve ser leve) poderá ser um momento maravilhoso de agradecimento à Natureza por tudo que nos dá, às pessoas que providenciam e preparam nossa alimentação...
Escovar os dentes e ir ao banheiro não devem ser esquecidos !
E agora a hora mais esperada...o momento de intimidade e aconchego que chama o sono tranquilo e restaurador.
Um abajur poderá nos auxiliar a criar o clima de tranquilidade e aconchego de que necessitamos. A Imagem acima é de um recorte que fiz para colocar à frente do abajur na época da Páscoa. É simples e gracioso e ajudou a vivenciar ainda mais a época que vivenciávamos. É um papel cartão recortado em forma de coelho e o espaço recoberto com papel impermeável ou manteiga.Para se manter de pé fiz dobras mas extremidades do papel cartão.
Uma retrospectiva do dia, curtinha se a criança for pequena, um agradecimento por esse dia que passou e as coisas que vivemos, mas nada muito excitante.
Histórias também são muito bem-vindas...em especial os Contos de Fadas ou os Contos Rítmicos curtinhos para os pequeninos.Não há mal nenhum se adormecerem antes do desfecho final.
Música suave também é uma boa companhia, e o som delicado da Kântele marcou sua presença durante toda a infância de meu filho e não apenas para adormecê-lo.
O importante é tudo seja realizado sem pressa, sem pressão, sem tensão...esse desacelerar é um dos melhores remédios para um adormecer tranquilo.
"O Sol declinando , estrelas brilhando...
Mãe Noite com um véu envolve o Céu...
Descansar eu vou...sonhar eu vou..."

Boa Noite !
Imagens : com exceção da luminária e do Kântele que são fotos nossas as demais imagens foram retiradas de vários sites/blogs relacionados à Pedagogia Waldof em diferentes partes do mundo.

4 comentários:

BUBA disse...

Onde consigo achar cantigas? tenho essa dificuldade e vejo qe nas escolas waldorfs sempre tem a canção do arrumar e da despedida por exemplo. Alguma dica? Grata

Unknown disse...

Fiz uma visitinha ao seu blog e deixei um comentário e a resposta lá!
Obrigada pela visita , volte outras vezes !

Unknown disse...

é virar artista e criança o tempo todo pra entrar no ritmo deles...
Tudo é válido..e a gente aprende muito...

Betty obrigada pela visita no meu texto "Nós temos uma caixa cheia de histórias, e elas são demais!" no Mamães em Rede.

Seja sempre bem-vinda lá e no Bolhinhas de Sabão para Maria

Teresinha Nolasco / Equipe MR

Unknown disse...

Obrigada,querida ! Bjs ! Betty